terça-feira, 19 de janeiro de 2021

A vacina em combate ao Covid-19 chegou no Brasil! E, agora?



A vacina chegou em Brasília. Que maravilha. A capital do Brasil vive um momento de alegria muito grande e também esperado por todo mundo.

Dezenas de milhares de pessoas serão vacinadas. Isso é incrível. Um vírus chegar tão despretensioso e matar tanta gente, em quase um ano. Que coisa horrível. Como exterminar isso? Não é possível. Infelizmente, de tempos em tempos a humanidade passa por transformações como essa.

A gripe espanhola de 1918 foi um exemplo disso. Meu pai quase viveu isso, meus avós presenciaram e poderiam contar um pouco do que foi esse feito e como a sociedade recebeu isso a época.

Por tudo isso é possível reconhecer ainda mais a importância da biologia e ciência. A explicação que elas dão de como o vírus Covid-19 e as milhares de doenças que, por animais ou bactérias, são gerados, podem ser tratados. Somos humanos, dotados de uma capacidade poderosa de entender o outro e o comportamento do universo. Charles Darwin já dizia isso nas suas pesquisas quando veio à América estudar a origem das espécies e, explicava, como tanta medicina natural e coisas desconhecidas, podem influenciar a gente.

A natureza é uma enciclopédia de informação e nos diz muito. Nos traz respostas impressionantes. É o bem e o mal que temos que, como humanos, administrar.

Além disso, quanto aprendizado tivemos com tudo isso. Ter que se reinventar no trabalho, em casa, na família, foi um sucesso, tenho certeza, para muitos mas, mais do que isso, o amor que sentimos perante as dificuldades enfrentadas e o desafio que encontramos por novas descobertas, todos os dias, pela ciência, curiosidade nata que temos, dá uma aliviada.

Meu maior desejo hoje é que todo mundo se vacine e que a economia melhore, as empresas voltem a vender mais e a vida, seja mais leve. Não que seja o fim, mas quem sabe o começo, de uma educação maior. Quem sabe.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário