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quinta-feira, 19 de março de 2020

Grupo de cidades Inteligentes da Câmara dos Deputados debate educação para sociedade inovadora e as profissões do mercado


Mas.... É tempo de coronavírus

O presidente do Congresso Nacional, senador David Alcolumbre está com o vírus e algumas Comissões do Parlamento suspenderam as atividades



O número de mortes pelo novo coronavírus já chega a 9.000 mortes em todo o mundo, foram 6 mortes no Brasil, cerca de 621 casos confirmados e milhares de pessoas com medo do vírus que vêm matando milhares de pessoas. A Itália supera o número de mortes da China com 3.245 mortes para 3.405 mortes. Os Italianos temem o número de mortes que essa epidemia pode causar. O balanço é da agência Reuters e leva em conta dados oficiais dos países atingidos pela pandemia nessa última sexta-feira, 20 de março, segundo o jornal G1.

Como agir diante de um dado que assusta milhares de pessoas e as fazem não querer e poder sair de casa? Se isolar é o melhor a fazer? Sim! Se isolar e se proteger, bem como as medidas básicas de higiene que são lavar as mãos com água e sabão rotineiramente são as mais adequadas. 

Mas, não vou aprofundar nesse assunto agora. Vou falar da última reunião realizada dia 10 de março na Comissão do Grupo de trabalho sobre cidades inteligentes, da Câmara, que falou de um tema super interessante e que faz a gente pensar na velocidade que a academia anda, bem como a internet, que influencia milhares de pessoas a se comunicar de forma mais rápida.

Algumas das profissões mais cobiçadas do mundo como médico, advogado, engenheiro e jornalista são as mais requisitadas. E, por isso a mudança sobre um novo modelo de ensino vem sendo debatido. A probabilidade de que essas disciplinas mudem, porém é bem possível. Como entender esse cenário e como os conteudistas de ensino serão inseridos na era digital? A tecnologia seria um meio de desenvolver pessoas? Como trabalhar isso? Para a pesquisadora do Centro de Inovação para a Educação Brasileira, Lúcia Gomes Dellagnelo, algumas das novas profissões serão de Conteudista, Arquitetos da informação, Uxwriters que é um criador de plataformas digitais e, Políticas de IoT (Internet das Coisas).  

“Temos o objetivo de cuidar da tecnologia como principal foco de educação para o país. Na pesquisa que fizemos nas escolas brasileiras descobrimos que a maioria delas tem níveis muito diferentes de aprendizado e infraestrutura”, explica a  presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Lúcia Gomes Vieira Dellagnelo.

Com as mudanças que a sociedade vêm sofrendo nas escolas a pesquisadora defende que alguns pontos importantes como programação e análise de dados de computador deveriam ser incluídos nos estudos. Além disso, ela defende que a maioria dos professores ainda precisam ser treinados para ter educação especializada. Na maioria das escolas do país, as públicas, essa realidade ainda é distante e somente algumas poucas particulares a têm, em comparação com as internacionais.

Algumas escolas como o colégio Marista de Brasilia já possuem mecanismos de avaliação de alunos que medem como cada indivíduo ou grupo interage com o conteúdo no dia a dia e assim, avaliam o aluno individualmente para melhorar a qualidade do aprendizado.

Alguns pontos importantes que devem ser levados em conta seria o estudo em programação e análise de dados de computador. Segundo a pesquisadora Lúcia Dellagnelo os treinamentos em inteligência articificial já existem, mas “ainda não se sabe qual o limite dela” ou como estudar ela.

Aprendizagem, participação social e preparação profissional são algumas das ferramentas que algumas competências digitais para estudantes devem tomar, nas escolas. As tecnologias que permitem que o aprendizado individual do aluno seja acompanhado mais de perto é o objetivo da maioria delas.

O Ministério da Educação tem um Programa chamado “Conexão” que já permite que o currículo de um jovem aprendiz possa se habilitar e estar apto ao uso da ferramenta digital. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) também já trabalham nesse sentido.

A Estônia, país do norte da Europa foi um lugar que cresceu bastante em termos de educação de base e capital humano e que teve destaque esse ano.

Em relação ao ensino público o pesquisador Cláudio Benedito Silva Furtado, secretário de Estado da Educação e Ciência e Tecnologia da Paraíba, disse que as cidades que estão na frente são Belo Horizonte, Brasilia, Curitiba e Rio de Janeiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele explica que a perda de empregos ainda é algo preocupante devido a transformação digital que estamos passando. Muito se fala em período integral de estudo também para que o jovem possa passar mais tempo na escola.

O investimento em escolas públicas é bastante necessário mas, ainda é difícil aplicar mecanismos técnicos eficientes em todas elas, disse o deputado Francisco Jr. (PSD/GO), membro da Comissão.

O assessor especial do MEC, Marco Antônio, falou das redes federais de ensino, as universidades públicas e o que elas produzem por exemplo, que são material de revista cientifica: mais de 100 por ano e, muita pesquisa e ciência. “Alguns dos polos de inovação são unidades de pesquisa que apoiam cientistas e pesquisadores que querem investir em tecnologia”, garante.  

A deputada Ângela Amin (PP/SC) falou do desafio em como preparar o aluno que hoje precisa de tecnologia digital. Como fazer isso?


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