“Mantenho um laço estreito com o universo, e quando posso durmo de janelas e cortinas abertas, para sentir a respiração do mundo.”
Autor desconhecido
Começo o texto me inspirando na frase acima que me tocou de maneira singela e delicada. Se soubéssemos como a natureza é generosa com nosso bem estar usufruiríamos mais dela.
Às vezes a melancolia que a frase sugere é necessária para se refletir e crescer. Ela remete a um sentimento de que entre você e o universo não existe distância.
Vivemos muitas vezes condicionados a uma rotina de trabalho, de família que nos esquecemos de parar para admirar o sol, o perfume de uma flor, o pássaro pousar na árvore. Pode parecer clichê falar isso, mas a verdade é que as pessoas estão distantes de si, distantes do lugar que fazem parte.
A sociedade nos corrompe com trânsito, informações e publicidade o tempo todo. Nos sufocamos e poluímos nossos ouvidos diariamente com palavras que na maioria das vezes são desnecessárias. É preciso uma válvula de escape frequentemente para esvaziar e mente, o corpo e o espírito. Não é fácil sobreviver a selva de pedras sem viajar, espairecer. Mas, o mais importante disso tudo não é pegar um avião e pisar no mar, e sim viajar dentro de si mesmo. Essa viagem poucos têm coragem de fazer.
Não sou do tipo de gente que defende a meditação de maneira radical nem tão pouco acredito que a Yoga resolva todos os problemas emocionais, mas acredito que a paz de espírito e o equilíbrio estão aliados a uma boa dose de reflexão, relaxamento e oração.
É sabido que o esporte, hábitos saudáveis como uma boa alimentação, lazer e família são componentes que resultam em boa saúde e um caminho para felicidade.
Mas, assim como o prazer e a alegria não são eternos a felicidade também não. Ela é variável e momentânea, como tudo na vida. Nada é absoluto, nem a matemática. Nem a sequência de Fibonacci. Tudo se transforma e muda da mesma forma que o casulo nasce e se torna borboleta. Porque somos paradoxo, somos duais, somos humanos, somos animais.
Por isso, meu conselho com este artigo é que você durma falando com o universo... Creio que será uma alternativa boa para uma noite feliz.
Have a good night.
Por isso, meu conselho com este artigo é que você durma falando com o universo... Creio que será uma alternativa boa para uma noite feliz.
Have a good night.
Lindo texto, temos que sempre nos lembrar de nos conectar com o todo, com o universo. Essa melancolia que você se referiu, é compreensível e acho que faz parte de todos nós, mas creio estar ligada às nossas origens e nosso passado evolucionário. Viemos de lá e quem sabe, voltaremos para lá.
ResponderExcluirIsso! Penso dessa maneira também. Legal!
ResponderExcluirA terra, bem como os elementos água, ar e fogo são complemento que interagem com quem somos. Percebo que a maneira que deixamos nos conectar com eles vivemos melhor com nós mesmos. Parece que há uma relação também entre eles e nossos ancestrais muito forte. Como por exemplo não pensar na descoberta do fogo. Na descoberta do alimento que brota da terra. A evolução do homem é fenomenal e encantadora.
Excluir