Translate

domingo, 31 de janeiro de 2016

Identidade cultural


Qual é a sua identidade? Qual a identidade de Brasília?

A palavra identidade no dicionário significa um conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la.

Brasília é uma cidade jovem que está na construção da sua personalidade e nós, cidadãos, fazemos parte disso, somos responsáveis pela formação de suas características. Os altos salários públicos atraem pessoas do Brasil todo a virem morar na ilha da fantasia e isso acaba desequilibrando o cenário empreendedor da cidade, ou seja, parece distante e difícil para alguns a ideia de abrir um negócio ou criar algo próprio. Há pessoas que acabam se apegando há uma utópica ilusão de "estabilidade" e não arriscam, não acreditam nos seus próprios talentos.

Depois da Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX, o mundo se desenvolveu e tivemos uma grande transformação na cultura empregadora como o trabalho artesanal que foi substituído pelo assalariado. No século XXI veio o avanço da tecnologia e os brasileiros acabaram indo buscar os exemplos dos vizinhos europeus. Hoje temos uma economia mais fortalecida e apesar da crise política podemos e somos capazes de inovar no mercado. Eu acredito em pessoas, não que a fase ruim que estamos é empecilho para criar ou empreender.

Mas, o que queremos construir diante de um cenário político tão desagradável que se vive atualmente? O que fazer de diferente?

Saia da caixinha e faça acontecer. Só realiza quem acredita. Só alcança quem arrisca.



2 comentários:

  1. Curioso ver a identidade de Brasília se formando em nossa época. Nascido e criado aqui, vejo que nos últimos 10 anos o estilo candango de ser tem se fortalecido, principalmente graças à iniciativa de alguns poucos.

    Pra mim é a cara de Brasília:

    - Eventos como a Makossa, a Picnik, a Limonada, o Aparelhinho, Forró de Vitrola, e tantos outros com seu jeito único de unir classes e tribos. Os eventos gratuitos no parque, na esplanada, seus food trucks e consequentemente, muitas opções para todos os gostos. É uma cidade cosmopolita com eventos para todo tipo de gosto.

    - A galera dos esportes: o longbroders no final do eixão norte, as dezenas de grupos de bike, os pelotões, a galera do bamboo integral, do circo, do kite, da escalada. Os surfistas do wake e do lake surf! Sem falar nos frequentadores assíduos do parque da cidade, alguns lendários! Brasília é em sua essência, uma cidade dos esportes! Muitas horas de sol e um clima perfeito!

    - Ainda acho Brasília uma cidade de certa cordialidade no trânsito (mas infelizmente está mudando) e que preza muito pela qualidade de vida. Algo que tem mudado para pior, já que muitos dos que chegam de fora, não tem essa cultura. Mesmo assim, essa mistura que é Brasília tem se mostrado melhor do que pior. Trabalho com paulistas, nordestinos, goianos e mineiros, cada um com seu sotaque e jeito peculiar de ser, o que é demais!

    De forma geral vejo uma identidade incipente e latente na cidade, algo querendo tomar forma e querendo se agigantar. Creio que pra próximas gerações, isso será mais forte e é positivo sim. O que temos de negativo, em termos de identidade cultural, pra mim é principalmente as pessoas que vem para trabalhar (lide concursados) e só vem a cidade de uma forma negativa. Pessoas que odeiam tudo de brasília mas que moram aqui porquê passaram num concurso. Essas ainda não entendem o jeito de ser e até criticam os candangos.

    Bela reflexão, bela!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante os tópicos que você trouxe. Mostra o verdadeiro retrato da cidade. O esporte está atrelado ao desejo de gerações que estão se desenvolvendo aqui. Os eventos são característicos da cidade e a definem como culturalmente rica e cheia de variedades. Acho importante trazer para consciência de quem mora aqui o que é possível ser visto na cidade e entender o que está por traz de pessoas que acreditam e esperam ver e construir uma cidade cada vez melhor!

    ResponderExcluir