terça-feira, 3 de novembro de 2020

Qual o estágio das vacinas do Covid-19 no mundo?

Médicos, Universidade e Parlamento debatem o assunto


A fase de desenvolvimento de vacinação do Covid-19 no país está em debate no Congresso Nacional pois, ainda não se sabe qual será a vacina escolhida. Entre as mais debatidas estão a do laboratório AstraZeneca com a Universidade de Oxford, na Inglaterra, e a Sinovac produzida na China. Na reunião realizada no dia 26 de outubro na Comissão Externa da Câmara dos Deputados em Combate ao Coronavírus, médicos, academia e parlamento debateram o tema.




A Imunologista e Oncologista, Nise Hitomi Yamaguchi, diretora da Sociedade Brasileira de Cancerologia e da Associação Brasileira de Mulheres Médicas (membro da World Preventions Alliance) disse que o processo de segurança dos testes das vacinas que estão sendo feitos com os pacientes são exercidos a curto, médio e longo prazo. “Os testes em voluntários são exercidos de maneira muito gradual e combina vários elementos de anticorpos do paciente”, explica. 


Segundo ela, a mortalidade de voluntários que fazem os experimentos são de meio por cento com relação ao total da população mundial. “As decisões que são tomadas, tanto nos hospitais pelos médicos, como as dos governamentais devem andar junto para que a sociedade entenda como está o andamento da produção das vacinas. Somos guiados pelo princípio da precaução baseado no que de melhor a população pode receber”, garante Yamaguchi.  


A Universidade de Oxford na Inglaterra, por meio da sua página Oficial na Internet, esclareceu que A Food and Drug Administration (FDA) autorizou o reinício dos ensaios clínicos da vacina de Corona vírus  ChAdOx1 nCov-2019 de Oxford, nos Estados Unidos, após o reinício dos ensaios no Reino Unido, Brasil, África do Sul e Japão. 


Segundo eles, o trabalho com vacinas está progredindo rapidamente. O professor Andrew Pollard, investigador-chefe de Oxford Vaccine Trial da Oxford University, disse que: “Estamos muito satisfeitos que a FDA tenha chegado à mesma conclusão que os outros reguladores dos locais de ensaio clínico em todo o mundo, declarando que o ensaio que vêm trabalhando encontra-se seguro para prosseguir nos EUA”. Ele falou que os estudos permitirão que a empresa biofarmacêutica global AstraZêneca comece a testar a vacina em outros 30.000 voluntários, levando os testes clínicos combinados de fase 3 em grande escala para 50.000 em todo o mundo. 


“Continuaremos a aderir aos processos de segurança rigorosos enquanto nos movemos o mais rápido possível para que possamos começar a proteger as pessoas em todo o mundo contra este terrível vírus o mais rápido possível”, concluiu Pollard.



O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, doutor Marco Krieger falou que a Entidade vai fazer a vacinação da população brasileira no ano que vem e que ela terá o custo de cerca de US$ 3.16 dólares. 


Já o diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da USP e diretor do Instituto Brasileiro de Estudos Toxicológicos e Farmacológicos, Anthony Wong, explicou que o tempo de vacinação que uma vacina precisa para ser aplicada no paciente leva tempo e por isso precisa de calma. “O tempo de trabalho que uma vacina precisa para ser implementada é demorado, precisamos ter paciência. Um ano é muito pouco tempo para termos resultados efetivos”, avalia. 


Wong explica ainda que a imunidade das pessoas vai aumentar a medida que a vacina é ingerida. “Por volta da terceira dose da vacina vamos ter o corpo humano fortalecido. O principio da cautela e da prudência devem ser analisados antes de pensarmos em aplicar uma vacina”, orienta. “A Europa e a Inglaterra estão na segunda onda da vacina por isso, pois ela tem ciclos”.

 

O deputado Miguel Lombardi (PL-SP), disse que está otimista com o andamento dos trabalhos e que os especialistas da área de saúde no Brasil e no exterior e, o governo federal vêm tendo para que a vacina que for escolhida seja a mais eficaz. 


O presidente da Comissão de Covid-19, deputado Luizinho Teixeira (PP-RJ), mediou a reunião dos trabalhos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário